O Núcleo de Telessaúde (NTS) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), criado em 2007, vem sendo responsável pela promoção de atividades de Telessaúde e educação à distância do HU-UFMA. A infraestrutura e os recursos tecnológicos foram implantados pela RUTE
Possuímos recursos humanos e tecnológicos que permitem o suporte a atividades presenciais e à distância, seja por meio de vídeo ou webconferência. Essa permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel, tal facilidade promove um acesso mais democrático às comunidades interessadas, com menor custo, o que tem contribuído consideravelmente para o aumento das participações nas atividades.
Contamos ainda com um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional, que são disponibilizados em plataformas digitais de distribuição de vídeos (ARES e YouTube), com grande aceitação dos profissionais da área da saúde, tem se mostrado uma ferramenta bastante democrática e de grande alcance na qualificação do público alvo.
Também fazemos transmissões de cirurgias ao vivo, o que tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento de diversas ações nos diferentes níveis acadêmicos, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino de Clínica Cirúrgica aos estudantes de graduação e residentes. Criamos e gerenciamento do SIG Telecoloprocotologia, em parceria com 14 instituições nacionais e 2 universidades internacionais, que se reúnem uma vez por mês para discussão de casos clínicos complexos por meio de vídeoconferência.
Outro impacto muito positivo foi a implantação de defesas de teses, dissertações e monografias por teleconferência. A presença virtual de examinadores externos traz economia de logística tais como: aquisição de passagens, de hospedagens e principalmente de tempo dos examinadores de outras instituições pelo fato de eles não terem que se deslocarem pra cá.
Consulta realizada por meio de instrumentos de telecomunicação a fim de esclarecer dúvidas sobre ações de saúde, procedimentos clínicos e questões relativas ao processo de trabalho.
Aulas, cursos e conferências realizadas via internet e ministradas com auxílio de tecnologias de informação e comunicação.
Resposta sistematizada com base em evidências científicas e construída a partir de revisão bibliográfica em consonância com as diretrizes do SUS.