Arrow
Arrow
Youtube - Perdeu alguma webpalestra? Visite e inscreva-se no nosso canal do youtube!
Slider

Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Maranhão

O Núcleo de Telessaúde (NTS) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), criado em 2007, vem sendo responsável pela promoção de atividades de Telessaúde e educação à distância do HU-UFMA. A infraestrutura e os recursos tecnológicos foram implantados pela RUTE

Possuímos recursos humanos e tecnológicos que permitem o suporte a atividades presenciais e à distância, seja por meio de vídeo ou webconferência. Essa permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel, tal facilidade promove um acesso mais democrático às comunidades interessadas, com menor custo, o que tem contribuído consideravelmente para o aumento das participações nas atividades.

Contamos ainda com um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional, que são disponibilizados em plataformas digitais de distribuição de vídeos (ARES e YouTube), com grande aceitação dos profissionais da área da saúde, tem se mostrado uma ferramenta bastante democrática e de grande alcance na qualificação do público alvo.

Também fazemos transmissões de cirurgias ao vivo, o que tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento de diversas ações nos diferentes níveis acadêmicos, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino de Clínica Cirúrgica aos estudantes de graduação e residentes. Criamos e gerenciamento do SIG Telecoloprocotologia, em parceria com 14 instituições nacionais e 2 universidades internacionais, que se reúnem uma vez por mês para discussão de casos clínicos complexos por meio de vídeoconferência.

Outro impacto muito positivo foi a implantação de defesas de teses, dissertações e monografias por teleconferência. A presença virtual de examinadores externos traz economia de logística tais como: aquisição de passagens, de hospedagens e principalmente de tempo dos examinadores de outras instituições pelo fato de eles não terem que se deslocarem pra cá.


Você trabalha na Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica (APS/AB) em algum dos municípios abaixo? Se sim, clique aqui e cadastre-se no programa!

Acompanhe os indicadores do seu município - Gráficos


Nossos serviços



Teleconsultoria

Consulta realizada por meio de instrumentos de telecomunicação a fim de esclarecer dúvidas sobre ações de saúde, procedimentos clínicos e questões relativas ao processo de trabalho.

Tele-educação

Aulas, cursos e conferências realizadas via internet e ministradas com auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Segunda Opinião Formativa

Resposta sistematizada com base em evidências científicas e construída a partir de revisão bibliográfica em consonância com as diretrizes do SUS.

Tutoriais

Portfólio

  • Default
  • Title
  • Date
  • Random
load more hold SHIFT key to load all load all

Perguntas frequentes


Núcleo de Telessaúde (NTS), ou serviço de Telessaúde, pode ser caracterizado como um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, com ênfase no caráter educativo de suas ações, ao prover apoio assistencial, por meio das teleconsultorias e/ou descentralizando a realização de procedimentos diagnósticos/terapêuticos. De acordo com o OMS Telemedicina pode ser definida como a prestação de serviços de saúde por profissionais de saúde, onde a distância é um fator crítico, usando (TICs) para o intercâmbio de informações válidas para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças e lesões, pesquisa e avaliação; educação continuada dos profissionais de saúde; tudo no interesse de promover a saúde dos indivíduos e suas comunidades
Programa do Ministério da Saúde que visa contribuir com a qualidade do serviço de saúde do SUS, capacitando e integrando os trabalhadores e profissionais de saúde por meio do uso de tecnologias e infraestrutura de informática e telecomunicação para promover a teleassistência, Segunda Opinião Formativa, telediagnóstico e tele-educação. Atualmente o nosso núcleo executa as atividades de Segunda opinião formativa, teleassistência e teleducação.
Você tem a oportunidade de tirar suas dúvidas referentes à atenção básica com um acesso fácil e rápido utilizando seu próprio computador, celular ou tablet para acessar a plataforma do Programa.
Porque os profissionais que irão lhe responder são capacitados e competentes para melhor lhe atender. Nosso programa oferece respostas estruturadas, baseadas em evidências científicas inclusive com as referências bibliográficas para que você possa continuar pesquisando.
Para se cadastrar na Plataforma Telessaúde, primeiro é preciso que seu município esteja vinculado ao Programa, com isso, você pode entrar em contato conosco por alguma de nossas mídias.
Para verificar qual município faz parte do Programa, basta acessar, no menu “monitoramento” na página inicial, opção “Teleconsultorias / Solicitantes”, e visualizar a lista de municípios.
Para verificar UBS, equipe e profissionais que estão cadastrados no Programa, basta acessar, no menu “monitoramento” na página inicial, opção “Teleconsultorias / Solicitantes”, e visualizar.
Esse é uma informação que muda diariamente, com o total de solicitações que os municípios fazem. Para acompanhar os indicadores, acompanhe em nosso site no menu monitoramento.
Porque os profissionais que a compõem ficaram muito tempo sem fazer uma solicitação na Plataforma.
Basta fazer uma solicitação na Plataforma Telessaúde, entrando no site: https://plataformatelessaude.ufrgs.br

Fale conosco

+55 98 2109-1234 / 2109-6474

 This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
R. Barão de Itapari, 227, Centro
São Luís - MA