Simbolo AIDS

 

1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data tem o objetivo de despertar a população para a importância da prevenção em relação a doença.

O Brasil é pioneiro no tratamento da AIDS a partir da descentralização e simplificação do acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. O acesso ao coquetel de medicamentos se dá através do Sistema Único de Saúde e a testagem de sorologia e preservativos, são de caráter gratuitos.

A Organização UNAIDS-órgão ligado a ONU para assuntos relacionados à AIDS divulgou relatório sobre as estratégias traçadas para a erradicação da epidemia de AIDS até 2030, bem como ferramentas para o monitoramento e conquista da meta 90-90-90, estabelecida pela UNAIDS.

A meta 90-90-90 prevê que, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; destas, que 90% delas estejam em tratamento; e que, das pessoas em tratamento, 90% apresentem carga viral indetectável).

A campanha mundial de luta contra a AIDS quer despertar em todas as pessoas os sentimentos de compreensão, solidariedade, tolerância e amor ao próximo para que o preconceito, uma das barreiras enfrentadas pelos soropositivos, seja superada.

 

Fonte-UNAIDS:Organização da ONU para o combate a AIDS