O Projeto Saúde Mental em um Click nasceu da necessidade de organizarmos ações de educação continuada para as equipes de profissionais dos CAPS do Estado do Maranhão por meio das ferramentas de telemedicina.

O Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (NT - HUUFMA), em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) elaboraram um projeto de extensão para promover ações educativas aos profissionais da área da saúde psicossocial do Estado do Maranhão.

Esse projeto tem três eixos de ações tele-educativas:

1. Utilização da Plataforma Nacional do Telessaúde Brasil Redes
Programa do Ministério da Saúde voltado para os profissionais da Atenção Básica, que foi prontamente liberado pelo MS para ser utilizado também nessa ação, onde os profissionais cadastrados poderão postar dúvidas sobre processos de trabalho e sobre processos clínicos por meio de consultorias que poderão der feitas de forma síncrona ou assíncrona, tendo a garantia de que sua dúvida será respondida por um profissional qualificado no prazo máximo de 72 horas. Para tanto, os Profissionais dos CAP dos municípios onde estão sendo instalados os pontos de telessaúde estão sendo cadastrados.

2. Ciclo de webpalestras
O departamento de Saúde Mental da SES elaborou um cronograma para a exibição de webpalestras com temas atualizados, de interesse para o público alvo (profissionais que atuem na área psicossocial), que está acontecendo regularmente  no auditório de videoconferência do Hospital Universitário com transmissão em tempo real, via webconferência,  para  todos que tenham interesse pelos temas agendados .

3. Fóruns Temáticos
Foi criado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde, mensalmente, são abertos temas para a discussão e construção coletiva de novos saberes ou de consolidação de saberes já divulgados. Esses fóruns também têm a finalidade se sinalizar as demandas dos participantes  para os temas a serem trabalhados nas web-palestras. Eles terão a duração de 30 dias e, ao final do período, será emitido certificado para aqueles que participarem por, no mínimo, duas horas de por semana.